Congresso de Mocidade reúne jovens e adolescentes em São Luís

37960487_862282120633388_5530302935184965632_n
 

A vigésima edição do COMADEMA discutiu a fé da juventude Pentecostal e seus desafios. Caravanas de diversas cidades maranhenses lotaram o ginásio Castelinho durante os quatro dias do evento. Realizado a cada dois anos, o Congresso de Mocidade e Adolescentes das Assembleias de Deus no Maranhão em sua vigésima edição reuniu mais de cinco mil pessoas no Ginásio Castelinho, em São Luís. Este ano, o COMADEMA teve como tema A Fé da Juventude Pentecostal e seus desafios e contou com a presença de grandes nomes da música gospel como Aline Barros, Gisele Nascimento e William Nascimento.

A primeira noite de congresso foi marcada por muita celebração a Deus. Na companhia da cantora Aline Barros, a juventude maranhense encheu o ginásio de adoração. “É uma alegria ver tantos jovens e adolescentes reunidos louvando a Jesus. Como é lindo a gente poder dedicar os dias da nossa juventude servindo a Deus!”, afirmou Aline Barros minutos antes de subir ao palco.

O ministrante da noite de abertura do COMADEMA foi o Pr. Elizeu Rodrigues, que veio de Goiânia pela segunda vez, pregar a Palavra de Deus à juventude assembleiana do Maranhão. “A cada ano vocês se superam. É uma honra estar com vocês pela segunda vez!”, disse.

O tema do evento foi amplamente elogiado tanto pelos congressistas, quanto pelos convidados. Segundo o Pr. José Guimarães Coutinho, presidente da Igreja Assembleia de Deus em São Luís, a organização do congresso de mocidade acertou em cheio na escolha do tema central.  “Essa temática tem importância bíblica, está inserida no contexto Pentecostal e é uma temática do momento.”, afirmou.  “Deus tem abençoado tantos quantos têm vindo ao Ginásio Castelinho adora- Lo e ouvir à Sua Santa Palavra”, concluiu.

Para o Pr. Rafael Belo, ministrante do segundo dia do COMADEMA, o grande desafio da Igreja atualmente é encontrar meios para preparar os jovens e adolescentes de modo que as próximas gerações também tenham uma fé sólida. “Se a Juventude de hoje não se preparar, como serão os filhos amanhã?”, disse.

Na noite da sexta-feira a potência vocal da cantora Gisele Nascimento foi um dos destaques. Gisele conduziu a juventude em um lindo momento de adoração com música, cantando grandes sucessos de sua carreira sendo acompanhada por um lindo coral formado pelos jovens e adolescentes.

Parceria que deu certo

A parceria entre a União de Líderes de Mocidade das Assembleias de Deus no Maranhão, Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Maranhão, Igreja Assembleia de Deus em Tirirical e Igreja Assembleia de Deus em São Luís resultou em quatro dias inesquecíveis aos congressistas. Mais de 70 almas rendidas a Cristo, centenas de pessoas batizadas com o Espírito Santo, sonhos ressuscitados e ânimo insuflado em rapazes e moças que lutam diariamente por uma vida em santidade.

Como resposta à prontidão da mocidade, uma atmosfera espiritual tomou conta do Castelinho dos devocionais, pela manhã, aos cultos, à noite. Muitos jovens abatidos foram fortalecidos e se voltaram à fé genuína. “A fé não é intelectual, ela acontece dentro do coração. Mas a fé do cristão é baseada na Palavra, não é uma fé emocional. O que nós estamos transmitindo aos jovens é a Palavra e eles, crendo na Palavra, verão o agir de Deus.”, pontuou o Pr. Osiel Gomes, presidente da Assembleia de Deus em Tirirical.

O jovem pastor Carlos Jr., trouxe do Rio de Janeiro uma mensagem poderosa ao ministrar no sábado e na manhã do domingo. “Minhas orações são para que essa juventude continue debaixo de Graça, da autoridade do pastor, respeitando os princípios bíblicos e eu tenho certeza que essa geração que está vindo sobre o Maranhão, se Cristo não voltar, vai revolucionar este estado.”, disse.

 Fé Pentecostal e Universidade

Quem nunca ouviu aquela frase “Cuidado com a Universidade, ela pode fazer você se desviar!”?. Apesar de o Cristianismo ser um berço intelectual e a Reforma Protestante um forte movimento em favor do conhecimento, muitos são os jovens cristãos que temem o ambiente acadêmico, pois o veem como um empecilho à Fé.

Esse foi um dos temas discutidos na vigésima edição do COMADEMA. Para o Pr. Luaran Lins, vice coordenador do LIDERAR, o convívio com tantas ideologias contrárias à Palavra de Deus dentro das universidades precisa ser encarado como um desafio superável. “Há uma pesquisa que mostra que 58% dos jovens cristãos se desviam dentro das universidades e hoje o mundo tem oferecido muitas coisas para tentar interromper o processo de fé dos nossos jovens, mas nós ainda cremos que Deus está levantando uma geração para impactar esta terra.” afirmou.

Estudante do 6º período do curso de Geografia da Universidade Federal do Maranhão, Darlysson Santos, 22 anos, conta que não poucas vezes passou por dificuldades por defender a perspectiva Pentecostal no meio acadêmico. “Nós, enquanto cristãos, temos um desafio muito grande que é esclarecer as dúvidas e confrontar a mentira com a Verdade (que é Jesus) dentro das escolas e universidades.” disse. Segundo o jovem, participar de eventos como o COMADEMA contribui para o fortalecimento da fé e encoraja a juventude a levantar a bandeira do Evangelho. “Eventos como este nos fazem uma pergunta, onde está embasada a nossa fé e nos levam ao desejo de buscar mais a Deus.”, completou.

Recomeço

Engana-se quem pensa que o COMADEMA serviu como fortalecimento apenas aos jovens que já estavam firmes na fé, para a jovem Magila Amorim (22) a vigésima edição do congresso será ainda mais inesquecível. Magila conta que recebeu o convite para participar do evento pouco depois de ter se reconciliado e decidido voltar aos caminhos do SENHOR, os quatro dias em São Luís serviram como um recomeço para sua vida espiritual. “Eu passei três anos desviada apesar de ter nascido em um lar evangélico. Há quatro meses me reconciliei e o congresso está sendo um momento de renovo espiritual.”, contou emocionada.

Com a palavra, os congressistas

Mais de 2000 jovens e adolescentes se deslocaram de 68 cidades do Maranhão em caravanas com destino ao 20º COMADEMA. Dos dias 26 a 29 deste mês, mais de 3 mil pessoas ocuparam o ginásio a cada noite. Segundo o Pr. Telmi,Farias coordenador geral da UNILÍDER, a quantidade de participantes ultrapassou as expectativas da organização do evento. “O vigésimo COMADEMA superou nossas expectativas. Nós vimos um grande agir de Deus e um número de congressistas expressivo, de todos os nossos congressos, este foi o que teve um maior número de pessoas na abertura.”, afirmou.

Aos 13 anos, Anny Bomfim se juntou à caravana da cidade de Bacabal para marcar presença no congresso. A adolescente conta que sua motivação para se unir aos mais de 100 conterrâneos e viajar até a capital maranhense rumo ao COMADEMA foi a certeza de que seria mais uma oportunidade de adorar a Deus. “Adorar ao Senhor Jesus deve ser a nossa motivação para ir a qualquer lugar do mundo.”, disse. Anny afirma que ser jovem e pentecostal tem impacto direto nas amizades, que muitas vezes criticam sua fé. “Infelizmente não encontro muitos amigos que são pentecostais. As pessoas já têm um pré-julgamento como se ser pentecostal fosse algo que nos diminui. Nós não somos menores, somos servos de Jesus e temos o arder do Espírito Santo!”, pontuou.

Para o estudante Geniel Pinheiro (16), o tema do evento foi um grande atrativo diante de todos os desafios que ele enfrenta cotidianamente. “Nós vivemos um momento forte das redes sociais e o tema abrange essa e outras coisas que nós jovens enfrentamos atualmente. Sairemos daqui edificados.”, falou.

Além da atenção dada ao fortalecimento espiritual dos congressistas, equipes de bombeiros e enfermeiros compostas por membros da Igreja, prestaram atendimentos durante os quatro dias de evento. O congresso também é uma ótima oportunidade de servir ao Reino por meio da profissão seguida por quem integra a Assembleia de Deus. A próxima edição do COMADEMA acontece no ano de 2020 em cidade ainda não definida.

Por:

Camila Lima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *